Simples Nacional – Receita Federal alerta para novo golpe

Nº 19 – 17/03/2022

Simples Nacional – Receita Federal alerta para novo golpe com guia falsa do Simples Nacional para pagamento via Pix

Foi publicada no site da Receita Federal uma nota alertando que o contribuinte precisa ficar alerta, pois golpistas estão enviando guia sem código de barras onde única forma de pagamento é o Pix

Segundo a nota, “Os empresários optantes pelo Simples Nacional são o alvo desta vez. Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. Uma espécie de guia para pagamento simulando um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é enviada por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.

Observa-se que ao tentar realizar o pagamento via Pix – única opção no documento falso, pois não há código de barras ou outro meio – o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada Simples Pagamento Online Ltda.

É golpe. Os contribuintes precisam verificar os pagamentos pendentes e dívidas em aberto sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos. As dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal, ou no Portal do Simples Nacional.”

CLIQUE AQUI para a íntegra da notícia.

Mais informações podem ser solicitadas pelos sindicatos e indústrias à Gerência Tributária, pelo telefone (31) 3263-4378 ou pelo e-mail: tributario@fiemg.com.br.

Visualização da imagem