Filtre por assunto
Vagas

Missão Empresarial_Minas Trend – CDL/BH x Sindivest/MG

Empresas do polo de Juruaia no Minas Trend

Um grupo de empresas do setor de moda praia e lingerie de Juruaia participa pela primeira vez do Minas Trend numa iniciativa do Sindivest/MG – Sindicato da Indústria de Vestuário de Minas Gerais – em parceria com o CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte e apoio do programa Fiemg Competitiva.

As marcas Íntima Passion, Ouse e Use, Angelical, Lindelucy e Le Jolie estarão mostrando seus produtos em um estande compartilhado, no Expominas. Todas elas passaram pelo programa de capacitação do Fiemg Competitiva, iniciativa do Sistema Fiemg, que desenvolve projetos focados no aumento da produtividade e competitividade da indústria, construídos com os sindicatos empresariais filiados à Fiemg.

“O setor do vestuário é muito amplo, apresenta diversas demandas que extrapolam a moda casual e de festa e, já algum tempo, o Sindicato vem conversando com a Fiemg no sentido de contemplar outras áreas. Este ano, as empresas de moda praia e lingerie de Juruaia foram contempladas”, explica Rogério Vasconcelos, vice-presidente do Sindivest/MG, que está à frente do projeto.

Segundo ele, a capacitação oferecida pelo Fiemg Competitiva permitiu que as marcas adquirissem um nível de qualidade compatível com que o nível da feira exige. “A cidade, considerada a capital da lingerie, conta com grandes empresas com uma produção sofisticada e de qualidade importante para a economia de Minas Gerais e do país”, enfatiza.

A função da CDL será promover uma ação com os associados para levar lojistas do segmento para conhecer e comprar as coleções apresentadas por essas marcas. “Trata-se de uma união de forças no sentido de incentivar negócios e divulgar as empresas participantes, que aderiram à oportunidade com entusiasmo”, diz Rogério.

CDL – Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL, salienta que a entidade tem atuado para fomentar, cada vez mais, o setor da moda, aproveitando a vocação natural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. “Entendemos que o segmento é estratégico para a economia de todo o Estado e que deve ser estimulado. Por isso, buscamos sempre por parcerias como a realizada com o Sindivest/MG, que colocam os setores de comércio em serviços ainda mais próximos dele”, enfatiza.

Na sua visão, com essa parceria cria-se uma oportunidade única para os associados da CDL conhecerem o Minas Trend, o maior salão de negócios do Brasil, e, em especial, dois importantes segmentos do vestuário produzidos com excelência em nosso estado: moda praia e lingerie. “Com isso vamos promover a interface do lojista do varejo com indústria mineira e proporcionar a geração de bons negócios para todos. Esperamos continuar atuando junto com o Sindivest-MG fomentando sempre o desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte e do Estado”, completa.

Capital da lingerie – Juruaia está localizada no sudoeste de Minas Gerais, a 400 quilômetros de Belo Horizonte, destacando-se pela força da economia local voltada especialmente para o comércio de moda íntima e registra crescimento anual de 30% no PIB.

A capital da lingerie, como é conhecida, conquistou esse título graças à equilibrada união de empreendedorismo e associativismo com uma boa dose de protagonismo de mulheres, que estão no comando de cerca de 95% das confecções da cidade. De acordo com dados da Aciju – Associação Comercial e Industrial de Juruaia, são mais de 300 empresas atuando no setor gerando cerca de 5 mil empregos.

O resultado são R$ 20 milhões de peças fabricadas por ano, comercializadas na região Sudeste, com maior volume em Minas Gerais e São Paulo, e exportações para vários países como Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes, Argentina, Austrália, Alemanha e Canadá.

Um dos canais de venda e de divulgação da produção da cidade é a Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia, feira que está em sua 23ª edição, realizada em uma área de 7 mil metros quadrados, e considerada como um dos maiores evento de moda e negócio do país. É lá que acontecem a prospecção de novos clientes, novas redes de contato e atividades comerciais entre participantes e visitantes do Brasil e exterior.